<b>Estrutura espacial e deposição de sementes de <em>Hymenaea courbaril</em> L. em um fragmento florestal no sudoeste goiano</b> - doi: 10.4025/actascibiolsci.v33i1.5881
Resumo
O objetivo do presente trabalho é identificar e descrever o padrão de distribuição espacial de Hymenaea courbaril L. (Fabaceae) e os fatores condicionantes em um fragmento florestal, denominado Mata do Açude, município de Jataí Estado de Goiás. O procedimento adotado para coleta dos dados espaciais foi o método da distância conhecido como T – Square, utilizado para duas classes de tamanho: jovens e adultos, com circunferência de caule inferior e superior a 15 cm, respectivamente. Os fatores condicionantes analisados foram o padrão espacial de deposição das sementes e as características do substrato (solo e serrapilheira). A estrutura espacial da população foi identificada pelo teste de Hines (ht), a qual apresentou distribuição agregada, tanto para indivíduos adultos (ht = 1,47, p < 0,005) quanto juvenis (ht = 1,88, p < 0,005) e um maior número de sementes em torno de 4 m da planta-mãe. As condições edáficas não se diferenciaram entre os pontos amostrados, ao contrário da serrapilheira que apresentou diferenças significativas para umidade relativa e matéria seca. Os dados sugerem que o recrutamento e, consequentemente, a distribuição espacial dos jatobás na Mata do Açude é fortemente estruturada pelo padrão de deposição das sementes e pelas características do substrato, principalmente aquelas atribuídas à serrapilheira.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.