<b>“Piolho-de-cobra” (Arthropoda: Chilopoda: Geophilomorpha) na concepção dos moradores de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v28i2.1035
Resumo
O presente artigo registra as concepções, os conhecimentos e os comportamentos que os moradores do povoado de Pedra Branca, no Estado da Bahia, possuem sobre o “piolho-de-cobra” (Chilopoda, Geophilomorpha). Aqui se inaugura um novo ramo da etnozoologia: etnomiriapodologia, que é definido como o estudo transdisciplinar das relações seres humanos/miriápodes. Os dados foram obtidos de fevereiro a junho de 2005 por meio de entrevistas abertas e semi-estruturadas realizadas com 24 indivíduos de ambos os sexos, cujas idades variaram de 25 a 86 anos. Foram registrados conhecimentos tradicionais relacionados com taxonomia, biologia, hábitat, ecologia, sazonalidade e comportamento. Os resultados mostram que o piolho-de-cobra é classificado como “inseto”. O modo como esse animal se locomove foi bastante comentado. Em Pedra Branca, a maioria dos indivíduos acredita que esse animal é venenoso. Em geral, o conhecimento zoológico tradicional sobre os quilópodes geofilomorfos mostrou-se racionalmente coerente com o conhecimento acadêmico.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.