Distribuição espacial e temporal de <em>Kellicottia bostoniensis</em> (Rousselet, 1908) (Rotifera) em um grande reservatório tropical (reservatório de Furnas), Estado de Minas Gerais, Brasil
Resumo
O rotífero Kellicottia bostoniensis é uma espécie planctônica comum na América do Norte, e em anos recentes, ela foi introduzida no Brasil. No sudeste do Brasil ela foi encontrada num pequeno reservatório eutrófico em Belo Horizonte e na bacia do rio Grande, no Reservatório de Furnas (20º 40’S - 46º 19’W). O objetivo do trabalho foi analisar a distribuição espacial e temporal desse rotífero ao longo de um gradiente trófico, em 12 pontos (3) no eixo central do reservatório e (9) em um dos seus principais tributários, o eixo do rio Sapucaí. As amostragens foram feitas em agosto e outubro/99 e março e julho/2000, através de arrastos verticais, com rede cilíndro-cônica de 68µm. Os organismos foram contados em câmara de Sedgwick-Rafter. Esse rotífero apareceu em toda a área amostrada, e os maiores valores de densidade foram observados em outubro e março, estação chuvosa, nos pontos meso e eutróficos. A ocorrência de K. bostoniensis nesse reservatório reflete sua alta adaptabilidade em ambientes tropicais.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.