Efeitos individuais e interativos de ácidos fenólicos sobre a peroxidase e peroxidação lipídica em raízes de soja, <em>Glycine max</em> (L.) Merr. (Leguminosae-Faboidae)
Resumo
O propósito do presente trabalho foi avaliar os efeitos individuais e simultâneos dos ácidos p-cumárico (p-CA) e p-hidroxibenzóico (p-HB) sobre a peroxidase (POD, EC 1.11.1.7) de soja Glycine max (L.) Merr. (Leguminosae-Faboidae), peroxidação lipídica (LP) e crescimento das raízes. Plântulas de três dias de desenvolvimento foram cultivadas, durante 24 horas, em solução nutritiva contendo p-CA ou p-HB (0,5 e 1,0 mM) ou misturas equimolares. Individualmente, os dois aleloquímicos diminuíram o comprimento das raízes (RL), a biomassa fresca das raízes (FW), a biomassa seca das raízes (DW), aumentaram a POD solúvel e POD ligada à parede celular mas não afetaram a LP. Os efeitos simultâneos desses compostos foram menores que a soma dos efeitos de cada um, testado separadamente. Os resultados indicam que as misturas desses aleloquímicos podem afetar o crescimento das raízes de soja de maneira antagônica.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.