<b>Atenção ao familiar cuidador do idoso com doença de Alzheimer</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1640
Resumo
Diante do envelhecimento populacional, a Doença de Alzheimer (DA) surge como um problema de grande impacto para a família, provocando sobrecarga ao familiar cuidador. O objetivo do estudo foi compreender as dificuldades e as necessidades do familiar cuidador. Utilizou-se uma bordagem qualitativa para entrevistar 4 familiares. As informações foram analisadas pela Análise Temática que revelou cinco categorias: - Ainda não sei o que está acontecendo, que identificou o desconhecimento sobre a DA; - Assumindo tudo, que identificou elementos do cotidiano que representam sobrecarga de demandas para o familiar cuidador; - Onde estão os outros?, que identificou a dificuldade de dividir os compromissos com outras pessoas; - O amparo da espiritualidade, que identificou a necessidade de apoio suprida pela fé; - O herói valorizado, que identificou a necessidade de reconhecimento e de valorização do familiar cuidador. O estudo mostrou a realidade do cotidiano enfrentado pela família do idoso com DA.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.