<b>Investimento na qualificação profissional: uma abordagem econômica sobre sua importância</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v34i1.14181

  • Cláudia Bueno Rocha-Vidigal Universidade Estadual de Maringá
  • Vinícius Gonçalves Vidigal Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: mercado de trabalho, reestruturação produtiva, qualificação profissional

Resumo

O processo de reestruturação produtiva pelo qual tem passado a economia exige do mercado de trabalho constantes adaptações e aprimoramentos. A crescente competitividade e a busca por melhores níveis de produtividade requerem investimentos cada vez mais elevados em qualificação profissional. Tendo em vista este contexto, o presente estudo buscou expor os principais aspectos envolvidos no investimento em qualificação profissional, assim como as diversas formas existentes, seus responsáveis e a situação da população ocupada no Brasil em relação ao nível de escolaridade, rendimentos e treinamentos. O prevalecente enfoque econômico possibilita a compreensão dos impactos da qualificação para o indivíduo, para a empresa e para a economia em sua generalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Bueno Rocha-Vidigal, Universidade Estadual de Maringá
Mestranda em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Vinícius Gonçalves Vidigal, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Publicado
2012-03-22
Como Citar
Rocha-Vidigal, C. B., & Vidigal, V. G. (2012). <b>Investimento na qualificação profissional: uma abordagem econômica sobre sua importância</b&gt; - doi: 10.4025/actascihumansoc.v34i1.14181. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 34(1), 41-48. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v34i1.14181
Seção
Economia