<b>A finalidade da escrita no livro didático: influências da imagem do interlocutor</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i2.147
Resumo
Os comandos de produção textual dos livros didáticos de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª séries foram analisados para se observar como apresentam ao aluno uma finalidade para a realização da escrita em sala de aula, considerando-se que todo enunciado deve possuir uma razão para ser produzido. As análises e sistematizações dos dados produziram uma taxonomia das finalidades encontradas, das quais, neste artigo, apresentam-se os comandos analisados que possuem uma finalidade marcada no interlocutor. Os resultados demonstram que a imagem do interlocutor influencia diretamente na produção do estudante, possibilitando tanto uma escrita na escola como para a escola.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.