<b>A finalidade da escrita no livro didático: influências da imagem do interlocutor</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i2.147

  • Renilson José Menegassi UEM
  • Ângela Francine Fuza UEM
Palavras-chave: escrita, comando, finalidade, livro didático

Resumo

Os comandos de produção textual dos livros didáticos de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª séries foram analisados para se observar como apresentam ao aluno uma finalidade para a realização da escrita em sala de aula, considerando-se que todo enunciado deve possuir uma razão para ser produzido. As análises e sistematizações dos dados produziram uma taxonomia das finalidades encontradas, das quais, neste artigo, apresentam-se os comandos analisados que possuem uma finalidade marcada no interlocutor. Os resultados demonstram que a imagem do interlocutor influencia diretamente na produção do estudante, possibilitando tanto uma escrita na escola como para a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renilson José Menegassi, UEM
Relizou seu curso de Mestrado em LingÜística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Sua linha de pesquisa é a do Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino. Coordena o Grupo de Pesquisa Interação e Escrita no Ensino e Aprendizagem (UEM/CNPq), cuja página eletrônica apresenta toda sua produção, assim como a dos membros do grupo: www.escrita.uem.br. Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. É, também, membro do Comitê Assessor de Lingüística e Letras da Fundação Araucária, no estado do Paraná Currículo Lattes
Publicado
2007-09-28
Como Citar
Menegassi, R. J., & Fuza, Ângela F. (2007). <b>A finalidade da escrita no livro didático: influências da imagem do interlocutor</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i2.147. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 28(2), 155-165. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v28i2.147
Seção
Literatura e Linguística