<b>Inclusão de pessoas com deficiência na escola: a opinião dos professores de Educação Física</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1565
Resumo
Este estudo objetivou conhecer a opinião dos professores de Educação Física que trabalham com pessoas com deficiência, a respeito do processo de inclusão escolar e demonstrar as necessidades desses profissionais no trabalho com alunos com deficiência. Para tanto, utilizou-se um questionário que foi aplicado em uma amostra composta por 14 profissionais que trabalhavam em escolas regulares e em instituições especializadas em atendimento à população com deficiência. Os resultados revelaram que muitos profissionais, na sua formação, não receberam conteúdos relacionados às pessoas com deficiência ou sobre a inclusão, demonstrando, conseqüentemente, dificuldades no início do trabalho com essa clientela. Constatou-se, ainda, um impasse em relação ao sucesso da inclusão, pois, enquanto um grupo se demonstrou otimista a esse respeito, um outro acreditava que o processo de inclusão não teria o devido suporte dos órgãos competentes. Concluiu-se que a inclusão teve início em Maringá, antecipando uma regulamentação, ignorando alguns procedimentos importantes para sua concretização, não contando com o crédito de muitos professores de Educação Física que tiveram de aprender a lidar com esse processo, muito mais pela experiência do que pela legislação específicaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.