<b>Inclusão de pessoas com deficiência na escola: a opinião dos professores de Educação Física</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1565

  • Josiane Fujisawa Filus UEM
  • Joaquim Martins Junior UEM

Resumen

Este estudo objetivou conhecer a opinião dos professores de Educação Física que trabalham com pessoas com deficiência, a respeito do processo de inclusão escolar e demonstrar as necessidades desses profissionais no trabalho com alunos com deficiência. Para tanto, utilizou-se um questionário que foi aplicado em uma amostra composta por 14 profissionais que trabalhavam em escolas regulares e em instituições especializadas em atendimento à população com deficiência. Os resultados revelaram que muitos profissionais, na sua formação, não receberam conteúdos relacionados às pessoas com deficiência ou sobre a inclusão, demonstrando, conseqüentemente, dificuldades no início do trabalho com essa clientela. Constatou-se, ainda, um impasse em relação ao sucesso da inclusão, pois, enquanto um grupo se demonstrou otimista a esse respeito, um outro acreditava que o processo de inclusão não teria o devido suporte dos órgãos competentes. Concluiu-se que a inclusão teve início em Maringá, antecipando uma regulamentação, ignorando alguns procedimentos importantes para sua concretização, não contando com o crédito de muitos professores de Educação Física que tiveram de aprender a lidar com esse processo, muito mais pela experiência do que pela legislação específica

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Biografía del autor/a

Joaquim Martins Junior, UEM
Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1970), Graduação em Ciência do Desporto e Educação Física, pela Universidade do Porto - Portugal, (1987), Mestrado em Ciência do Movimento pela Universidade Federal de Santa Maria (1982) e Doutorado em Educação na Universidade, pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita - UNESP - Câmpus de Marilia - SP (1996). Atualmente é consultor R.B.E.P. - INEP/MEC e professor T-40 do Centro de Ensino Universitário de Maringá - CESUMAR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nas seguintes áreas de: Educação (Metodologia do Ensino, Metodologia da Pesquisa, Seminários de Monografia) , Educação Física (pedagogia desportiva, natação, atletismo, treinamento e danças folclóricas alemãs Currículo Lattes
Publicado
2008-03-31
Cómo citar
Filus, J. F., & Martins Junior, J. (2008). <b>Inclusão de pessoas com deficiência na escola: a opinião dos professores de Educação Física</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1565. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 26(1), 103-108. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v26i1.1565
Sección
Educação