<b>Pedagogia e política nos <em>Tratados de Nobreza Civil e Cristã</em> de Jerônimo Osório da Fonseca</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i1.184
Resumo
Análise da obra Tratados de Nobreza Civil e Cristã , de Dom Jerônimo Osório da Fonseca (1506-1580), publicada pela primeira vez em 1542, relacionada ao modo de pensar típico do Humanismo português do Século XVI e à chamada Era dos Descobrimentos (Séculos XV e XVI), que representou a moderna configuração do Estado Português, de sua cultura e de sua economia. A obra foi dedicada ao infante D. Luís, irmão do rei D. João III. O livro é um excelente exemplo da filosofia política do Humanismo em Portugal e sua necessária pedagogia.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.