<b>Pedagogia e política nos <em>Tratados de Nobreza Civil e Cristã</em> de Jerônimo Osório da Fonseca</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i1.184

  • Cézar de Alencar Arnaut de Toledo UEM

Résumé

Análise da obra Tratados de Nobreza Civil e Cristã , de Dom Jerônimo Osório da Fonseca (1506-1580), publicada pela primeira vez em 1542, relacionada ao modo de pensar típico do Humanismo português do Século XVI e à chamada Era dos Descobrimentos (Séculos XV e XVI), que representou a moderna configuração do Estado Português, de sua cultura e de sua economia. A obra foi dedicada ao infante D. Luís, irmão do rei D. João III. O livro é um excelente exemplo da filosofia política do Humanismo em Portugal e sua necessária pedagogia.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, UEM
CEZAR DE ALENCAR ARNAUT DE TOLEDO CONCLUIU O DOUTORADO EM EDUCACAO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS EM 1996. ATUALMENTE E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA. PUBLICOU 23 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 15 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 3 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. ORIENTOU 6 DISSERTACOES DE MESTRADO, ALEM DE TER ORIENTADO 13 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA NAS AREAS DE EDUCACAO, FILOSOFIA E HISTORIA. ENTRE 1990 E 2003 COORDENOU 4 PROJETOS DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE EDUCACAO, COM ENFASE EM HISTORIA DA EDUCACAO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 26 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: SECULO XVI, EDUCACAO, EDUCACAO BRASILEIRA, FILOSOFIA DA EDUCACAO, SECULO XX, LEGISLACAO EDUCACIONAL, RENASCIMENTO, FILOSOFIA POLITICA, RELIGIAO E CIENCIA POLITICA Currículo Lattes
Publiée
2007-11-12
Comment citer
Arnaut de Toledo, C. de A. (2007). <b>Pedagogia e política nos <em>Tratados de Nobreza Civil e Cristã</em> de Jerônimo Osório da Fonseca</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i1.184. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 28(1), 73-79. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v28i1.184
Rubrique
Filosofia e Educação