<b>Economia da cultura e da criatividade: uma abordagem da indústria cinematográfica brasileira pelo capital social e cultural<b>

  • Ronivaldo Steingraber Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: salas de exibição, indústria cultural, cinema

Resumo

Este estudo analisa a dependência institucional da indústria cultural para o seu crescimento por meio da investigação de um setor específico: o cinema. Considera-se a influência de fatores sociais e econômicos sobre o lado da oferta do mercado cinematográfico nacional. Os dados reunidos analisam o impacto do capital social e cultural sobre a oferta de salas de exibição da indústria cinematográfica por Estados brasileiros. Os resultados mostram que fatores institucionais são importantes na definição da oferta cinematográfica nacional e, portanto, a aplicação de políticas públicas para o setor é essencial do ponto de vista social e econômico.

 

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Biografia do Autor

Ronivaldo Steingraber, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFSC

Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC

Publicado
2013-12-20
Como Citar
Steingraber, R. (2013). <b>Economia da cultura e da criatividade: uma abordagem da indústria cinematográfica brasileira pelo capital social e cultural<b&gt;. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 35(2), 175-187. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v35i2.19428
Seção
Economia