<b>O processo sociorrelacional da migração: percepções de jovens imigrantes brasileiros sobre a Amazônia<b>
Resumo
Neste artigo apresento resultado de pesquisa com jovens brasileiros que, a partir de 2010, com o início das Construções das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau na cidade de Porto Velho, imigraram a Rondônia, um Estado localizado na Amazônia Brasileira. Na procura de conhecer suas percepções sobre a região amazônica, através da pesquisa qualitativa e com auxílio da Geografia Humana e Cultural, procurei observar as imagens quanto ao destino antes de migrar, as motivações e razões que ocuparam esse imaginário e o que os induziram a tomar essa decisão. Como essas imagens evoluiram ou se transformaram desde que tomaram a decisão de migrar até a chegada ao seu destino e sua inserção na cidade de destino. As análises e triangulações de dados trouxeram à pesquisa detalhes sobre a constituição do processo migratório, com a exposição clara da evolução e transformação das imagens preconcebidas desses jovens entrevistados.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.