<b>Depois dos PCNs: como anda nossa língua portuguesa no ensino médio</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2176

  • Maria do Carmo O. Turchiari dos Santos UEM
Palavras-chave: procedimentos pedagógicos, Língua Portuguesa, Ensino Médio

Resumo

Este artigo trata do conhecimento e da aplicação, por professores de Língua Portuguesa, dos pressupostos exarados nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio. Com base em pesquisa realizada em nove colégios estaduais de Maringá, pretende-se apresentar e discutir os resultados sobre a interface entre os procedimentos pedagógicos empregados pelos professores de português em suas aulas, no nível médio de ensino, e os objetivos e as sugestões registrados nos PCNSEM. Depoimentos dos professores e observação de suas aulas mostram que eles procuram fugir de práticas tradicionais nas atividades de leitura, de escrita e de análise lingüística, mas encontram dificuldades na proposição de procedimentos pedagógicos inovadores. Questões levantadas no início da pesquisa encontram, aqui, suas respostas e reflexões acerca do problema. Os resultados foram positivos porque discutiram-se novas possibilidades de práticas pedagógicas e porque registrou-se demanda de mobilização do Departamento de Letras da UEM para a oferta de cursos propondo novas abordagens para o ensino de Língua Portuguesa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo O. Turchiari dos Santos, UEM
possui graduação em Letras Francês pela Universidade do Sagrado Coração (1969) , especialização em Aperfeiçoamento Em Francês Audiovisual pela Universidade do Sagrado Coração (1968) , mestrado em Filosofia e Lingüística Portuguesa [Assis] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1996) . Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Língua Portuguesa. Atuando principalmente nos seguintes temas: Necessidades, Dificuldades, Escrita, Universidade Currículo Lattes
Publicado
2008-04-15
Como Citar
Santos, M. do C. O. T. dos. (2008). <b>Depois dos PCNs: como anda nossa língua portuguesa no ensino médio</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2176. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 25(2), 241-249. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v25i2.2176
Seção
Literatura e Linguística