<b>Depois dos PCNs: como anda nossa língua portuguesa no ensino médio</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2176
Resumo
Este artigo trata do conhecimento e da aplicação, por professores de Língua Portuguesa, dos pressupostos exarados nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio. Com base em pesquisa realizada em nove colégios estaduais de Maringá, pretende-se apresentar e discutir os resultados sobre a interface entre os procedimentos pedagógicos empregados pelos professores de português em suas aulas, no nível médio de ensino, e os objetivos e as sugestões registrados nos PCNSEM. Depoimentos dos professores e observação de suas aulas mostram que eles procuram fugir de práticas tradicionais nas atividades de leitura, de escrita e de análise lingüística, mas encontram dificuldades na proposição de procedimentos pedagógicos inovadores. Questões levantadas no início da pesquisa encontram, aqui, suas respostas e reflexões acerca do problema. Os resultados foram positivos porque discutiram-se novas possibilidades de práticas pedagógicas e porque registrou-se demanda de mobilização do Departamento de Letras da UEM para a oferta de cursos propondo novas abordagens para o ensino de Língua PortuguesaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.