<b>Implementação de aprendizagem colaborativa na Engenharia Elétrica: uma proposta para inovar a prática pedagógica</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i1.2214

  • Lilia Maria Marques Siqueira PUC - PR
  • Paulo Roberto Alcantara PUC-Pr
Palavras-chave: aprendizagem colaborativa, educação superior, prática pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de implementar a aprendizagem colaborativa como uma alternativa metodológica no curso de Engenharia Elétrica. Descreve que o método tradicional, predominante no ensino de disciplinas de graduação, e baseado na concepção cartesiana, necessita de atualização, de movimento, de dinamicidade. A colaboração é uma alternativa para inovar a prática pedagógica e fundamenta-se na habilidade de comunicação entre os pares e entre os colegas. Com o preparo adequado, a proposição de uma atividade, e um aprofundamento na teoria da aprendizagem colaborativa, o docente poderá usufruir da interação entre os alunos, e utilizá-la no sentido de aprimorar a aprendizagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilia Maria Marques Siqueira, PUC - PR
possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (1989) , especialização em Didática do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) . Atualmente é Professor Ajunto Nível I da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica , com ênfase em Eletricidade Básica e Fundamentos de Circuitos Elétricos. Atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem colaborativa, tecnologia, prática pedagógica Currículo Lattes
Publicado
2008-04-15
Como Citar
Siqueira, L. M. M., & Alcantara, P. R. (2008). <b>Implementação de aprendizagem colaborativa na Engenharia Elétrica: uma proposta para inovar a prática pedagógica</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i1.2214. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 25(1), 123-126. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v25i1.2214
Seção
Educação