<b>Evidências sobre a migração de retorno para o Paraná

  • Gustavo Ferrarezi Giachini Universidade Estadual de Maringá
  • Marina Silva Cunha Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: migrante de retorno, capital humano, mercado de trabalho

Resumo

Este trabalho analisa a migração interestadual de retorno para o Estado do Paraná, seus fluxos e diferenciais de rendimento. São utilizadas as informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, para o ano de 2011, e estimadas as equações de rendimento. As evidências sugerem que a região Sudeste é a que atrai o maior número de paranaenses e também se constitui na origem da maior proporção de migrantes e migrantes de retorno para o Estado, seguida da região Sul. Os resultados indicam que os paranaenses que migraram e retornaram são melhores selecionados no mercado de trabalho em relação aos paranaenses que não migraram, mas que aqueles que migraram de outra unidade da federação possuem ainda o maior rendimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Ferrarezi Giachini, Universidade Estadual de Maringá
Economista pela UEM
Marina Silva Cunha, Universidade Estadual de Maringá
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1993), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (1998) e pos-doutorado na Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição de renda, pobreza e salários.
Publicado
2014-07-29
Como Citar
Giachini, G. F., & Cunha, M. S. (2014). <b&gt;Evidências sobre a migração de retorno para o Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(1), 35-46. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i1.22901
Seção
Economia