<b>Mãe, mulher... professora! questões de gênero e trabalho docente na agenda educacional contemporânea
Resumo
O estudo parte de uma pesquisa empírica amparada em uma breve revisão bibliográfica, que faz o cotejo entre a materialidade do trabalho docente, questões de gênero e a agenda educacional, assumindo a mídia como produtora de representações. Foram examinadas 38 reportagens veiculadas em dois semanários de circulação nacional, entre os anos de 2001 e 2011. A análise dos dados permite duas conclusões: a) a mulher professora ainda é descrita por caricaturas e estereótipos, vinculada ao sacerdócio, à vocação e à maternidade, e b) a falta de condições objetivas para a docência é representada e potencializada pela condição feminina.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.















