<b>Mãe, mulher... professora! questões de gênero e trabalho docente na agenda educacional contemporânea

  • Jarbas Dametto Universidade de Passo Fundo
  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo

Résumé

O estudo parte de uma pesquisa empírica amparada em uma breve revisão bibliográfica, que faz o cotejo entre a materialidade do trabalho docente, questões de gênero e a agenda educacional, assumindo a mídia como produtora de representações. Foram examinadas 38 reportagens veiculadas em dois semanários de circulação nacional, entre os anos de 2001 e 2011. A análise dos dados permite duas conclusões: a) a mulher professora ainda é descrita por caricaturas e estereótipos, vinculada ao sacerdócio, à vocação e à maternidade, e b) a falta de condições objetivas para a docência é representada e potencializada pela condição feminina.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Jarbas Dametto, Universidade de Passo Fundo
Psicólogo, mestre e doutorando em Educação (UPF). Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo e da Faculdade Anglicana de Tapejara.
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo
Doutora em Educação, professora da Faculdade de Educação e do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.
Publiée
2015-07-01
Comment citer
Dametto, J., & Esquinsani, R. S. S. (2015). <b&gt;Mãe, mulher. professora! questões de gênero e trabalho docente na agenda educacional contemporânea. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 37(2), 149-155. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v37i2.27127
Rubrique
Educação