<b>Uma escola em documentos: reflexões sobre marcas instituintes e funcionalidades instituídas
Resumo
Este artigo toma como referência a única escola estadual localizada no distrito de Igaraí, município de Mococa, a aproximadamente260 quilômetros de São Paulo, capital do Estado, e firma-se na tentativa de apreensão de alguns elementos com potencial significante, contingentes de registros ou deflagrados(res) de práticas e possíveis indicativos à compreensão da funcionalidade instituinte da escola. cc. Para tanto, faz-se a análise de documentos internos da escola, pautando-se em reflexões de Castoriadis (1995), sobretudo em relação à sua proposição sobre o fato de as instituições manterem-se como redes simbólicas, em que se combinam componentes funcionais e imaginários. As análises conduzem à percepção de possíveis funcionalidades diacrônicas, mantidas aparentemente em pragmáticas de superfície.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.















