<b>Ser ou estar no lugar?: Um ensaio sobre espacialidades, memórias e identidades
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo debater sobre o modo como se dá a relação do ser e estar no lugar e como essa relação pode ser compreendida na contemporaneidade. Para tal finalidade, considera-se memória e identidade conceitos essenciais para a compreensão do sentido e significado de lugar. Adota-se a abordagem cultural na geografia com viés pós-modernista da ciência para a elaboração de um texto de caráter teórico-metodológico. Desse modo, entende-se que, para o sujeito, a dialética entre lembrar e pertencer para com seu lugar é sempre viva e dinâmica, o que promove um devir criativo em seu mundo vivido. Ser e estar no lugar representam um amálgama de significações que dão complexidade à vida passada, presente e futura do sujeito.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.