<b>Ser ou estar no lugar?: Um ensaio sobre espacialidades, memórias e identidades

  • Jéssica Soares de Freitas Instituto de Estudos Socioambientais
  • Maria Geralda de Almeida Instituto de Estudos Socioambientais
Palavras-chave: Mundo vivido, sujeito, lembrança, pertencimento

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo debater sobre o modo como se dá a relação do ser e estar no lugar e como essa relação pode ser compreendida na contemporaneidade. Para tal finalidade, considera-se memória e identidade conceitos essenciais para a compreensão do sentido e significado de lugar. Adota-se a abordagem cultural na geografia com viés pós-modernista da ciência para a elaboração de um texto de caráter teórico-metodológico. Desse modo, entende-se que, para o sujeito, a dialética entre lembrar e pertencer para com seu lugar é sempre viva e dinâmica, o que promove um devir criativo em seu mundo vivido. Ser e estar no lugar representam um amálgama de significações que dão complexidade à vida passada, presente e futura do sujeito.

 

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Biografia do Autor

Jéssica Soares de Freitas, Instituto de Estudos Socioambientais

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás; Bolsista de Mestrado do CNPq

Maria Geralda de Almeida, Instituto de Estudos Socioambientais
Professora Doutora do curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás.
Publicado
2016-10-11
Como Citar
Freitas, J. S. de, & Almeida, M. G. de. (2016). <b&gt;Ser ou estar no lugar?: Um ensaio sobre espacialidades, memórias e identidades. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 38(2), 233-240. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v38i2.31499
Seção
Geografia