<b>Por que leem os jovens literatura de autoajuda? Reflexões sobre O céu existe mesmo, de T. Burpo e L. Vincent

Palavras-chave: literatura, autoajuda, valores

Resumo

A obra em apreço remete para a literatura de autoajuda, cujo teor, pertencente ao imaginário religioso, a colocou no patamar dos best-sellers, suscitando uma leitura transversal a todas as faixas etárias. A particularidade de ter sido objeto de escolha por parte de jovens motivou uma análise hermenêutica que identificasse possíveis valores estéticos, éticos e simbólicos. O artigo explicita o conceito de literatura de autoajuda e as principais linhas ideológico-temáticas da obra em causa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Manuel Passos Martins, Universidade do Minho

Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, Universidade do Minho, Portugal

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5748563845516849

Fernando Azevedo, Universidade do Minho

Fernando Azevedo é Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de pós-graduação nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. É Doutor em Ciências da Literatura e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), integrando igualmente o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e a Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL). Pertence à Comissão de Especialistas do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Para informação mais detalhada:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2534154027031731

Publicado
2016-10-11
Como Citar
Martins, J. M. P., & Azevedo, F. (2016). <b&gt;Por que leem os jovens literatura de autoajuda? Reflexões sobre O céu existe mesmo, de T. Burpo e L. Vincent. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 38(2), 253-262. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v38i2.32664
Seção
Literatura