<b>O sistema CAPES e o trabalho docente na pós-graduação: uma análise com docentes da área de saúde pública

  • Maria Nair Rodrigues Salvá Universidade do Grande Rio
  • Rejane Prevot Nascimento Universidade do Grande Rio
Palavras-chave: saúde coletiva, políticas públicas de avaliação, ensino superior.

Resumo

Este artigo analisa as transformações ocorridas no trabalho docente, ou seja, no modus operandi dos saberes e das práticas acadêmicas, cujos impactos promovem o favorecimento da lógica gerencialista na Academia, especificamente no campo da saúde coletiva, em decorrência das novas políticas educacionais de avaliação implementadas no Brasil a partir da década de 1990. Para tanto, foi feito um estudo de caso com os docentes de um Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Saúde Pública. A fim de desenvolver esta análise, é apresentada uma revisão da literatura acerca das principais mudanças ocorridas no trabalho docente e a evolução da produção científica brasileira. A pesquisa foi realizada por meio de roteiro semiestruturado de entrevistas. Concluiu-se que os impactos sofridos pelo trabalho docente face à implementação dos critérios adotados pela CAPES se manifestam na política de produção e distribuição do conhecimento científico na Academia.

 

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Biografia do Autor

Maria Nair Rodrigues Salvá, Universidade do Grande Rio
Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio (2013) e Bacharel em Direito pela Universidade Santa Úrsula (1994), com especialização em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá (2002). Tem experiência de pesquisa na área de Administração, atuando principalmente nos estudos organizacionais que abordam discursos e práticas de gestão do trabalho e seus impactos sobre os trabalhadores.
Rejane Prevot Nascimento, Universidade do Grande Rio
Cientista Social (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1992), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Grande Rio e Professora Licenciada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilidade, trabalho e relações de trabalho, controle e dominação no trabalho, estudos críticos e desenvolvimento local
Publicado
2017-12-27
Como Citar
Salvá, M. N. R., & Nascimento, R. P. (2017). <b&gt;O sistema CAPES e o trabalho docente na pós-graduação: uma análise com docentes da área de saúde pública. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 39(3), 235-243. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i3.34166
Seção
Administração