<b>Educação a distância e ensino profissionalizante: um olhar sobre o acompanhamento do egresso

  • Janete Márcia Morais Oliveira Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José de Lima Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: educação a distância, educação profissional, acompanhamento de egressos.

Resumo

A Educação a Distância democratiza o ensino profissionalizante pela inserção de profissionais no mercado de trabalho. Este trabalho objetivou investigar o acompanhamento dos egressos como instrumento de gestão educacional para avaliação da formação profissional. Constitui um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa, no qual se utilizou um questionário on-line aplicado junto a egressos dos cursos técnicos de Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e Eventos oferecidos na modalidade EAD pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, e entrevista com gestores dessa instituição. Saliente-se que, embora não despreze os demais conceitos atribuídos ao termo, este estudo adota, como lastro teórico, a concepção de egresso apresentada por Lousada e Martins (2005), segundo os quais é o aluno oficialmente diplomado que integralizou a matriz curricular do curso e encontra-se apto a inserir-se no mercado de trabalho. Os resultados revelaram que não há um acompanhamento sistemático dos egressos que viabilize à instituição apropriar-se de indicadores acerca da efetividade dos cursos; e que a gestão do egresso é imprescindível por viabilizar o feedback da formação oferecida, dos indicadores de inserção profissional e para uma célere e permanente comunicação entre instituição formadora, egressos e mercado de trabalho.

 

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Biografia do Autor

Janete Márcia Morais Oliveira Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Piauí (2006); ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pela Faculdade Internacional de Curitiba (2011) e MESTRADO EM TECNOLOGIA E GESTÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Experiência em Coordenação de Curso na modalidade de Educação a Distância - EAD. PEDAGOGA e ASSESSORA PEDAGÓGICA da Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Assessoria Pedagógica. Atualmente exerce Cargo de Chefe de Gabinete no Instituto Federal do Piauí.
José de Lima Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985), especialização em engenharia econômica pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), especilização em capacitação pedagógica do docente universitário pela UFRPE (1989), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1992), área de concentração em manejo florestal e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002), na área de concentração em economia e política florestal. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na área de Administração aplicada , do Departamento de Administração. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Economia e administração Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural sustentável, economia e gestão ambiental, agricultura familiar e políticas públicas. Exerceu a Direção do Departamento de Letras e ciências Humanas (UFRPE) e do Departamento de Administração ( UFRPE ). Organizador de Livro em Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Editora Atlas. Atuou como coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Econômicas, do curso de pós-graduação em gestão e Política Ambiental ( especialização ) e do Bacharelado em Administração Pública na modalidade de educação a distância - Unidade acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia -Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR/UFRPE e atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância - Mestrado. Ainda integra o corpo docente do recém aprovado Mestrado profissional em Administração Pública, da rede PROFIAP, Com a adesão da UFRPE neste ano de 2016.
Publicado
2018-09-19
Como Citar
Moura, J. M. M. O., & Albuquerque, J. de L. (2018). <b&gt;Educação a distância e ensino profissionalizante: um olhar sobre o acompanhamento do egresso. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 40(2), e34413. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v40i2.34413
Seção
Educação