<b>Educação a distância e ensino profissionalizante: um olhar sobre o acompanhamento do egresso
Resumen
A Educação a Distância democratiza o ensino profissionalizante pela inserção de profissionais no mercado de trabalho. Este trabalho objetivou investigar o acompanhamento dos egressos como instrumento de gestão educacional para avaliação da formação profissional. Constitui um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa, no qual se utilizou um questionário on-line aplicado junto a egressos dos cursos técnicos de Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e Eventos oferecidos na modalidade EAD pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, e entrevista com gestores dessa instituição. Saliente-se que, embora não despreze os demais conceitos atribuídos ao termo, este estudo adota, como lastro teórico, a concepção de egresso apresentada por Lousada e Martins (2005), segundo os quais é o aluno oficialmente diplomado que integralizou a matriz curricular do curso e encontra-se apto a inserir-se no mercado de trabalho. Os resultados revelaram que não há um acompanhamento sistemático dos egressos que viabilize à instituição apropriar-se de indicadores acerca da efetividade dos cursos; e que a gestão do egresso é imprescindível por viabilizar o feedback da formação oferecida, dos indicadores de inserção profissional e para uma célere e permanente comunicação entre instituição formadora, egressos e mercado de trabalho.
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