<b>Distance education and professional education: a look at the follow-up of alumni

  • Janete Márcia Morais Oliveira Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José de Lima Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco
Keywords: distance education, professional education, follow-up of graduates

Abstract

Distance Education democratizes vocational education through the insertion of professionals in the labor market. This study aimed to investigate the follow - up of the graduates as an instrument of educational management for the evaluation of vocational training. It is a case study with a qualitative-quantitative approach, in which, an online questionnaire was applied to graduates of the technical courses on Occupational Safety, Environment and Events offered in the EAD modality by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí, and interview with managers of this institution. It should be noted that, although we do not ignore the other concepts attributed to the term, this study adopts, as a theoretical basis, the concept of egress presented by Lousada and Martins (2005), according to which the student is officially and is able to enter the labor market. The results revealed that there is no systematic follow-up of the graduates that allows the institution to appropriate indicators about the effectiveness of the courses; and that the management of egress is essential for making possible the feedback of the training offered, the indicators of professional insertion and for a fast and permanent communication between training institution, graduates and the labor market.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Janete Márcia Morais Oliveira Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Piauí (2006); ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pela Faculdade Internacional de Curitiba (2011) e MESTRADO EM TECNOLOGIA E GESTÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Experiência em Coordenação de Curso na modalidade de Educação a Distância - EAD. PEDAGOGA e ASSESSORA PEDAGÓGICA da Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Assessoria Pedagógica. Atualmente exerce Cargo de Chefe de Gabinete no Instituto Federal do Piauí.
José de Lima Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985), especialização em engenharia econômica pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), especilização em capacitação pedagógica do docente universitário pela UFRPE (1989), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1992), área de concentração em manejo florestal e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002), na área de concentração em economia e política florestal. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na área de Administração aplicada , do Departamento de Administração. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Economia e administração Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural sustentável, economia e gestão ambiental, agricultura familiar e políticas públicas. Exerceu a Direção do Departamento de Letras e ciências Humanas (UFRPE) e do Departamento de Administração ( UFRPE ). Organizador de Livro em Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Editora Atlas. Atuou como coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Econômicas, do curso de pós-graduação em gestão e Política Ambiental ( especialização ) e do Bacharelado em Administração Pública na modalidade de educação a distância - Unidade acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia -Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR/UFRPE e atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância - Mestrado. Ainda integra o corpo docente do recém aprovado Mestrado profissional em Administração Pública, da rede PROFIAP, Com a adesão da UFRPE neste ano de 2016.
Published
2018-09-19
How to Cite
Moura, J. M. M. O., & Albuquerque, J. de L. (2018). <b&gt;Distance education and professional education: a look at the follow-up of alumni. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 40(2), e34413. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v40i2.34413
Section
Education