<b>Os vícios humanos representados na arte de Bosch</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i1.3449
Resumo
Este estudo tem como objetivo abordar uma das temáticas mais evidentes nas obras de Hieronymus Bosch (1450-1516), um mestre da pintura Holandesa que viveu no final do século XV e início do XVI: os vícios humanos. Suas obras são conhecidas, principalmente, por retratarem um embate entre a satisfação na vida terrena e a busca pelo bem-estar eterno, além da representação dos medos, angústias e desejos do final da Idade Média. Nossa análise parte do princípio de que a imagem é um recurso educativo. Assim, buscamos, no decorrer do trabalho, apontar os vícios humanos enquanto fonte norteadora para organização social, e o desenvolvimento se dá por meio das relações entre os temas pintados por Bosch e o pensamento medieval.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.