<b>Os vícios humanos representados na arte de Bosch</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i1.3449

  • Terezinha Oliveira UEM
  • Meire Aparecida Lóde Nunes UEM / CESUMAR
Palavras-chave: educação, Bosch, arte e imagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo abordar uma das temáticas mais evidentes nas obras de Hieronymus Bosch (1450-1516), um mestre da pintura Holandesa que viveu no final do século XV e início do XVI: os vícios humanos. Suas obras são conhecidas, principalmente, por retratarem um embate entre a satisfação na vida terrena e a busca pelo bem-estar eterno, além da representação dos medos, angústias e desejos do final da Idade Média. Nossa análise parte do princípio de que a imagem é um recurso educativo. Assim, buscamos, no decorrer do trabalho, apontar os vícios humanos enquanto fonte norteadora para organização social, e o desenvolvimento se dá por meio das relações entre os temas pintados por Bosch e o pensamento medieval.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, UEM
Atua na área de Educação, com ênfase em História da Educação. Em suas atividades profissionais interagiu com 40 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Curriculo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Fundamentos da Educação, Educação Medieval, História da Educação na Idade Média, Transformação Social, Universidade Medieval, Educação, Filosofia Medieval, História da Educação, Escolástica e História Currículo Lattes
Publicado
2009-06-16
Como Citar
Oliveira, T., & Nunes, M. A. L. (2009). <b>Os vícios humanos representados na arte de Bosch</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i1.3449. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 31(1), 75-83. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v31i1.3449
Seção
História da Educação