<b>Coaching na Educação? Pesquisa-ação com gestores escolares
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar uma experiência de coaching realizada com gestores em contexto escolar, de modo a avaliar as potencialidades da ferramenta neste âmbito. A investigação teve como método a pesquisa-ação, sendo sujeitos de pesquisa gestores de diferentes setores de uma escola privada. Os norteadores teóricos são oriundos do campo da Educação - Lück (2000, 2005, 2006, 2009 e 2011), Paro (2010), Libâneo, Oliveira e Toschi (2005), Santos e Sales (2012) e Rodrigues (2009) - e do Coaching, como Dutra (2010), Whitmore (2010), Pérez (2009) e Goldsmith (2012). O processo de coaching foi percebido como uma experiência que permitiu aos gestores reverem suas práticas profissionais e projetarem mudanças necessárias. Os participantes avaliaram-no como um dispositivo que lhes oportunizou reflexão e espaço para o diálogo, fortaleceu o grupo e possibilitou mais proximidade e integração. Como desdobramentos do processo, os gestores identificaram o desenvolvimento da capacidade de planejamento e de organização, potencializando sua atuação no cotidiano da escola. Como desafios pode-se mencionar a instabilidade empregatícia na escola privada, a multiplicidade de demandas feitas aos gestores e uma possível resistência inicial no ambiente escolar, pois a prática do coaching prevalece no âmbito empresarial.
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