<b>Coaching na Educação? Pesquisa-ação com gestores escolares

  • Fernanda Kleber Birck Centro Universitário La Salle
  • Denise Macedo Ziliotto Centro Universitario La Salle

Résumé

 

O artigo tem como objetivo analisar uma experiência de coaching realizada com gestores em contexto escolar, de modo a avaliar as potencialidades da ferramenta neste âmbito. A investigação teve como método a pesquisa-ação, sendo sujeitos de pesquisa gestores de diferentes setores de uma escola privada. Os norteadores teóricos são oriundos do campo da Educação - Lück (2000, 2005, 2006, 2009 e 2011), Paro (2010), Libâneo, Oliveira e Toschi (2005), Santos e Sales (2012) e Rodrigues (2009) - e do Coaching, como Dutra (2010), Whitmore (2010), Pérez (2009) e Goldsmith (2012). O processo de coaching foi percebido como uma experiência que permitiu aos gestores reverem suas práticas profissionais e projetarem mudanças necessárias. Os participantes avaliaram-no como um dispositivo que lhes oportunizou reflexão e espaço para o diálogo, fortaleceu o grupo e possibilitou mais proximidade e integração. Como desdobramentos do processo, os gestores identificaram o desenvolvimento da capacidade de planejamento e de organização, potencializando sua atuação no cotidiano da escola. Como desafios pode-se mencionar a instabilidade empregatícia na escola privada, a multiplicidade de demandas feitas aos gestores e uma possível resistência inicial no ambiente escolar, pois a prática do coaching prevalece no âmbito empresarial.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Fernanda Kleber Birck, Centro Universitário La Salle
Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle, graduada em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Possui MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (2006), MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pela Universidade Internacional de Curitiba - UNINTER (2011), MBA em Recursos Humanos pela Universidade Internacional de Curitiba - UNINTER (2014). 
Denise Macedo Ziliotto, Centro Universitario La Salle
Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo , mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Psicologia e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É docente e pesquisadora no programa de Pos Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle. Coordena e ministra disciplinas no curso de Gestão Recursos Humanos na mesma instituição.
Publiée
2017-08-02
Comment citer
Birck, F. K., & Ziliotto, D. M. (2017). <b&gt;Coaching na Educação? Pesquisa-ação com gestores escolares. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 39(2), 165-175. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i2.34871
Rubrique
Educação