<b>Coaching na Educação? Pesquisa-ação com gestores escolares

  • Fernanda Kleber Birck Centro Universitário La Salle
  • Denise Macedo Ziliotto Centro Universitario La Salle

Resumen

 

O artigo tem como objetivo analisar uma experiência de coaching realizada com gestores em contexto escolar, de modo a avaliar as potencialidades da ferramenta neste âmbito. A investigação teve como método a pesquisa-ação, sendo sujeitos de pesquisa gestores de diferentes setores de uma escola privada. Os norteadores teóricos são oriundos do campo da Educação - Lück (2000, 2005, 2006, 2009 e 2011), Paro (2010), Libâneo, Oliveira e Toschi (2005), Santos e Sales (2012) e Rodrigues (2009) - e do Coaching, como Dutra (2010), Whitmore (2010), Pérez (2009) e Goldsmith (2012). O processo de coaching foi percebido como uma experiência que permitiu aos gestores reverem suas práticas profissionais e projetarem mudanças necessárias. Os participantes avaliaram-no como um dispositivo que lhes oportunizou reflexão e espaço para o diálogo, fortaleceu o grupo e possibilitou mais proximidade e integração. Como desdobramentos do processo, os gestores identificaram o desenvolvimento da capacidade de planejamento e de organização, potencializando sua atuação no cotidiano da escola. Como desafios pode-se mencionar a instabilidade empregatícia na escola privada, a multiplicidade de demandas feitas aos gestores e uma possível resistência inicial no ambiente escolar, pois a prática do coaching prevalece no âmbito empresarial.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Fernanda Kleber Birck, Centro Universitário La Salle
Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle, graduada em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Possui MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (2006), MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pela Universidade Internacional de Curitiba - UNINTER (2011), MBA em Recursos Humanos pela Universidade Internacional de Curitiba - UNINTER (2014). 
Denise Macedo Ziliotto, Centro Universitario La Salle
Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo , mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Psicologia e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É docente e pesquisadora no programa de Pos Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle. Coordena e ministra disciplinas no curso de Gestão Recursos Humanos na mesma instituição.
Publicado
2017-08-02
Cómo citar
Birck, F. K., & Ziliotto, D. M. (2017). <b&gt;Coaching na Educação? Pesquisa-ação com gestores escolares. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 39(2), 165-175. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i2.34871
Sección
Educação