<b>Síndrome de Burnout e condições psicossociais em docentes do ensino superior
Resumo
A Síndrome de Burnout é uma resposta ao estresse crônico diário em profissionais que atuam diretamente com o público, abrange a exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Os docentes situam-se entre os mais afetados pois, no ensino superior, os profissionais são levados a acumular diferentes funções que vão além das de docência e pesquisa. Objetivou-se revisar a produção científica acerca da Síndrome de Burnout em docentes do nível superior e sua relação com variáveis sociodemográficas, laborais e individuais. Foram consultadas as bases de dados Scielo, Lilacs, PubMed e PsycINFO, utilizando-se as palavras-chave: esgotamento emocional; docentes universitários; stress ocupacional; qualidade de vida no trabalho. Nestas mesmas bases foram selecionados 15 artigos, publicados entre 2011 e 2015, nos quais observou-se o predomínio de estudos de prevalência, com taxas em torno de 19%. Dentre os fatores psicológicos relacionados à modulação da síndrome, foram identificados o estresse prolongado, a tendência ao neuroticismo e a depressão, apresentando impactos negativos no bem-estar. A satisfação com a vida, a autoeficácia e o engajamento no trabalho atuaram como moduladores positivos. O reconhecimento das condições de vida relacionadas à Síndrome de Burnout pode auxiliar no desenvolvimento de novas investigações e no planejamento de intervenções preventivas e terapêuticas, zelando pelo bem-estar físico e emocional do docente do ensino superior.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.