<b>Síndrome de Burnout e condições psicossociais em docentes do ensino superior

  • Camila Ronchini Montalvão Centro Universitário UniCesumar
  • Lucia Elaine Ranieri Cortez Centro Universitário UniCesumar
  • Rute Grossi-Milani Centro Universitário UniCesumar
Palavras-chave: esgotamento emocional, docentes universitários, estresse ocupacional, qualidade de vida no trabalho

Resumo

 

A Síndrome de Burnout é uma resposta ao estresse crônico diário em profissionais que atuam diretamente com o público, abrange a exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Os docentes situam-se entre os mais afetados pois, no ensino superior, os profissionais são levados a acumular diferentes funções que vão além das de docência e pesquisa. Objetivou-se revisar a produção científica acerca da Síndrome de Burnout em docentes do nível superior e sua relação com variáveis sociodemográficas, laborais e individuais. Foram consultadas as bases de dados Scielo, Lilacs, PubMed e PsycINFO, utilizando-se as palavras-chave: esgotamento emocional; docentes universitários; stress ocupacional; qualidade de vida no trabalho. Nestas mesmas bases foram selecionados 15 artigos, publicados entre 2011 e 2015, nos quais observou-se o predomínio de estudos de prevalência, com taxas em torno de 19%. Dentre os fatores psicológicos relacionados à modulação da síndrome, foram identificados o estresse prolongado, a tendência ao neuroticismo e a depressão, apresentando impactos negativos no bem-estar. A satisfação com a vida, a autoeficácia e o engajamento no trabalho atuaram como moduladores positivos. O reconhecimento das condições de vida relacionadas à Síndrome de Burnout pode auxiliar no desenvolvimento de novas investigações e no planejamento de intervenções preventivas e terapêuticas, zelando pelo bem-estar físico e emocional do docente do ensino superior.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Ronchini Montalvão, Centro Universitário UniCesumar
Discente de Medicina. Bolsista do PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unicesumar.
Lucia Elaine Ranieri Cortez, Centro Universitário UniCesumar
Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professora no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (mestrado), e no curso de graduação em medicina no Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Bolsista Produtividade em Pesquisa do ICETI.
Rute Grossi-Milani, Centro Universitário UniCesumar

Doutora em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (2006). Professora Titular no Curso de Psicologia e Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Tecnologias Limpas do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar. Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Bolsista Produtividade em Pesquisa do ICETI. Coordena o Grupo de Pesquisas em Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida Cesumar/CNPq. 

Publicado
2018-11-27
Como Citar
Montalvão, C. R., Cortez, L. E. R., & Grossi-Milani, R. (2018). <b&gt;Síndrome de Burnout e condições psicossociais em docentes do ensino superior. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 40(3), e36437. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v40i3.36437
Seção
Educação