<b>Síndrome de Burnout e condições psicossociais em docentes do ensino superior

  • Camila Ronchini Montalvão Centro Universitário UniCesumar
  • Lucia Elaine Ranieri Cortez Centro Universitário UniCesumar
  • Rute Grossi-Milani Centro Universitário UniCesumar

Résumé

 

A Síndrome de Burnout é uma resposta ao estresse crônico diário em profissionais que atuam diretamente com o público, abrange a exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Os docentes situam-se entre os mais afetados pois, no ensino superior, os profissionais são levados a acumular diferentes funções que vão além das de docência e pesquisa. Objetivou-se revisar a produção científica acerca da Síndrome de Burnout em docentes do nível superior e sua relação com variáveis sociodemográficas, laborais e individuais. Foram consultadas as bases de dados Scielo, Lilacs, PubMed e PsycINFO, utilizando-se as palavras-chave: esgotamento emocional; docentes universitários; stress ocupacional; qualidade de vida no trabalho. Nestas mesmas bases foram selecionados 15 artigos, publicados entre 2011 e 2015, nos quais observou-se o predomínio de estudos de prevalência, com taxas em torno de 19%. Dentre os fatores psicológicos relacionados à modulação da síndrome, foram identificados o estresse prolongado, a tendência ao neuroticismo e a depressão, apresentando impactos negativos no bem-estar. A satisfação com a vida, a autoeficácia e o engajamento no trabalho atuaram como moduladores positivos. O reconhecimento das condições de vida relacionadas à Síndrome de Burnout pode auxiliar no desenvolvimento de novas investigações e no planejamento de intervenções preventivas e terapêuticas, zelando pelo bem-estar físico e emocional do docente do ensino superior.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Camila Ronchini Montalvão, Centro Universitário UniCesumar
Discente de Medicina. Bolsista do PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unicesumar.
Lucia Elaine Ranieri Cortez, Centro Universitário UniCesumar
Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professora no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (mestrado), e no curso de graduação em medicina no Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Bolsista Produtividade em Pesquisa do ICETI.
Rute Grossi-Milani, Centro Universitário UniCesumar

Doutora em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (2006). Professora Titular no Curso de Psicologia e Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Tecnologias Limpas do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar. Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Bolsista Produtividade em Pesquisa do ICETI. Coordena o Grupo de Pesquisas em Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida Cesumar/CNPq. 

Publiée
2018-11-27
Comment citer
Montalvão, C. R., Cortez, L. E. R., & Grossi-Milani, R. (2018). <b&gt;Síndrome de Burnout e condições psicossociais em docentes do ensino superior. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 40(3), e36437. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v40i3.36437
Rubrique
Educação