Uma compreensão ideográfica e nomotética da natureza da ciência por professores de ciências

  • Marcos Cesar Danhoni Neves UEM
Palavras-chave: Husserl, fenomenologia, natureza da ciência

Resumo

Alguns professores de ciência são entrevistados sobre suas concepções acerca do “o que é isto, a ciência?”. As falas de cada professor são entendidas através da redução fenomenológica, numa perspectiva husserliana. Os professores e suas falas são entendidos em suas pré-reflexões e em suas perspectivas de construção do conhecimento e de uma imagem da ciência dada pela reflexão. Depois de cada situação relatada e de cada compreensão ideográfica realizada, são apresentadas as convergências dos discursos. Elas são então agrupadas em categorias que formam a compreensão nomotética. Este momento conclui a questão posta inicialmente: “o que é isto, a ciência”?”. O trabalho finaliza-se com um perfil fenomenológico dos professores acerca da natureza da ciência e abre uma perspectiva que justifique uma visão construtivista da física e do ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Cesar Danhoni Neves, UEM
Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Possui uma especialização em educação e divulgação científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no "Laboratorio di Didattica delle Scienze" no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma "La Sapienza", Itália (1995/96). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÁRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Linguagem Verbo-Visual aplicada à divulgação da Ciência, História, com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004-2006 e é, atualmente, até a gestão de 2008. Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou no Estado do Paraná as três edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Coordena o Programa de Mestrado Acadêmico de Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá desde 2003 Currículo Lattes
Publicado
2008-07-02
Como Citar
Neves, M. C. D. (2008). Uma compreensão ideográfica e nomotética da natureza da ciência por professores de ciências. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 21, 107-112. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v21i0.4196
Seção
Educação