Uma compreensão ideográfica e nomotética da natureza da ciência por professores de ciências
Resumen
Alguns professores de ciência são entrevistados sobre suas concepções acerca do “o que é isto, a ciência?”. As falas de cada professor são entendidas através da redução fenomenológica, numa perspectiva husserliana. Os professores e suas falas são entendidos em suas pré-reflexões e em suas perspectivas de construção do conhecimento e de uma imagem da ciência dada pela reflexão. Depois de cada situação relatada e de cada compreensão ideográfica realizada, são apresentadas as convergências dos discursos. Elas são então agrupadas em categorias que formam a compreensão nomotética. Este momento conclui a questão posta inicialmente: “o que é isto, a ciência”?”. O trabalho finaliza-se com um perfil fenomenológico dos professores acerca da natureza da ciência e abre uma perspectiva que justifique uma visão construtivista da física e do ensino de ciências.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.