O processo de rotação de pessoal da Universidade Estadual de Maringá (UEM): causas e conseqüências
Resumo
Este trabalho teve como objetivo primordial tentar elucidar alguns questionamentos acerca do processo de rotatividade de pessoal verificado na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os dados coletados junto à Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários serviram de parâmetro para que pudéssemos analisar as principais causas e conseqüências que induzem, muitas vezes, a uma alta rotatividade de pessoal. Cabe salientar que uma política de recursos humanos adequada caracteriza-se como essencial para garantir a sobrevivência e o sucesso da organização, possibilitando, assim, o crescimento pessoal e profissional de seus funcionários, além de oferecer condições de ajustes necessários para enfrentar uma sociedade que se apresenta em constantes transformações.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.