<b>O caráter organizacional e cultural da gestão escolar: breves anotações</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5065

  • Wilson Silva Santos UESB
Palavras-chave: gestão escolar, política, organização cultural, poder

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a gestão escolar como uma organização cultural que está impregnada de valores, rituais, práticas e relações de poder. Este estudo está pautado numa perspectiva sociológica que valoriza os contextos específicos de ação educativa e busca perceber a gestão escolar a partir dos sujeitos que a formam. As ações desses sujeitos estão emaranhadas de contradições perceptíveis em orientações que se adaptam a normas e a burocracias já “cimentadas”, mas, por outro lado, em comportamentos que vão de encontro a essa reprodução normativa, criando práticas, valores, outras normas e tomada de decisões, o que torna a escola um espaço organizacional de resistência, estratégico, plural e aberto. O trabalho está fundamentado em teóricos que oferecem proposições de análise direta ou indiretamente relacionada com a gestão e a cultura da escola, tais como: Nóvoa, Candido, Werle, Foucault e Castoriadis. Esse diálogo entre vários teóricos pode contribuir na feitura da análise sobre gestão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Silva Santos, UESB
Arofessor da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências e Tecnologia, Campus XX
Publicado
2009-10-13
Como Citar
Santos, W. S. (2009). <b>O caráter organizacional e cultural da gestão escolar: breves anotações</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5065. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 31(2), 151-157. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v31i2.5065
Seção
Educação