<b>O caráter organizacional e cultural da gestão escolar: breves anotações</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5065

  • Wilson Silva Santos UESB

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a gestão escolar como uma organização cultural que está impregnada de valores, rituais, práticas e relações de poder. Este estudo está pautado numa perspectiva sociológica que valoriza os contextos específicos de ação educativa e busca perceber a gestão escolar a partir dos sujeitos que a formam. As ações desses sujeitos estão emaranhadas de contradições perceptíveis em orientações que se adaptam a normas e a burocracias já “cimentadas”, mas, por outro lado, em comportamentos que vão de encontro a essa reprodução normativa, criando práticas, valores, outras normas e tomada de decisões, o que torna a escola um espaço organizacional de resistência, estratégico, plural e aberto. O trabalho está fundamentado em teóricos que oferecem proposições de análise direta ou indiretamente relacionada com a gestão e a cultura da escola, tais como: Nóvoa, Candido, Werle, Foucault e Castoriadis. Esse diálogo entre vários teóricos pode contribuir na feitura da análise sobre gestão escolar.

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Biografía del autor/a

Wilson Silva Santos, UESB
Arofessor da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências e Tecnologia, Campus XX
Publicado
2009-10-13
Cómo citar
Santos, W. S. (2009). <b>O caráter organizacional e cultural da gestão escolar: breves anotações</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5065. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 31(2), 151-157. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v31i2.5065
Sección
Educação