<b>Ensino religioso na escola: problematizações teóricas em torno da (in)viabilidade de um componente curricular</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5931
Resumo
A finalidade deste texto é provocar aqueles que estão envolvidos com temas atinentes ao Ensino Religioso a (re)pensar alguns tópicos intrínsecos ao componente curricular como a questão das religiosidades, das diversidades e das relações que se estabelecem neste espaço. Essa provocação aos pensadores do Ensino Religioso exprime-se por meio da discussão de algumas questões fundamentais da prática do Ensino Religioso na escola, abordadas agora sob o olhar da teologia. O texto ressalta que é complicado ensinar religiões, visto que as religiosidades, os corpos das crianças, a história de cada uma delas, as identificações simbólicas são muito mais variados que se possa imaginar. A religião é muito mais que o legado de uma tradição ou instituição religiosa e é por isso que pensamento teológico é fundamental para o debate sobre o Ensino Religioso.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.