<b>Ensino religioso na escola: problematizações teóricas em torno da (in)viabilidade de um componente curricular</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5931

  • Iuri Andreas Reblin Faculdades EST
Palavras-chave: ensino religioso, teologia, religião, religiosidade

Resumo

A finalidade deste texto é provocar aqueles que estão envolvidos com temas atinentes ao Ensino Religioso a (re)pensar alguns tópicos intrínsecos ao componente curricular como a questão das religiosidades, das diversidades e das relações que se estabelecem neste espaço. Essa provocação aos pensadores do Ensino Religioso exprime-se por meio da discussão de algumas questões fundamentais da prática do Ensino Religioso na escola, abordadas agora sob o olhar da teologia. O texto ressalta que é complicado ensinar religiões, visto que as religiosidades, os corpos das crianças, a história de cada uma delas, as identificações simbólicas são muito mais variados que se possa imaginar. A religião é muito mais que o legado de uma tradição ou instituição religiosa e é por isso que pensamento teológico é fundamental para o debate sobre o Ensino Religioso.

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Biografia do Autor

Iuri Andreas Reblin, Faculdades EST
Turi Andréas Reblin nasceu em Porto Alegre, na madrugada de uma segunda-feira chuvosa, no dia 22 de maio de 1978. Filho de um teólogo e de uma pedagoga, residiu no Estado do Espírito Santo e de Santa Catarina. Ingressou no curso de bacharelado em teologia no ano de 1996, na Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo, RS. Durante o ano de 2001, aprofundou seus estudos teológicos em um intercâmbio realizado com a Ludwig-Maximilians Universität, em Munique. Formou-se em dezembro de 2003. Em agosto de 2005, iniciou seu mestrado no então Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia, em São Leopoldo. Sua pesquisa esteve direcionada ao pensamento teológico de Rubem Alves, enfocando a existência e as nuances de uma teologia do cotidiano. Paralelamente, realizou vários estudos sobre os super-heróis, tanto nos quadrinhos quanto no cinema. Concluiu seu mestrado em 2007 e, em 2008, ingressou no doutorado. Desde então, vem atuando como pesquisador, sobretudo, nas seguintes áreas: teologia e indústria cultural, teologia e cotidiano. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008773551065957
Publicado
2009-10-13
Como Citar
Reblin, I. A. (2009). <b>Ensino religioso na escola: problematizações teóricas em torno da (in)viabilidade de um componente curricular</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5931. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 31(2), 131-139. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v31i2.5931
Seção
Educação