<b>Ensino religioso na escola: problematizações teóricas em torno da (in)viabilidade de um componente curricular</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5931

  • Iuri Andreas Reblin Faculdades EST

Résumé

A finalidade deste texto é provocar aqueles que estão envolvidos com temas atinentes ao Ensino Religioso a (re)pensar alguns tópicos intrínsecos ao componente curricular como a questão das religiosidades, das diversidades e das relações que se estabelecem neste espaço. Essa provocação aos pensadores do Ensino Religioso exprime-se por meio da discussão de algumas questões fundamentais da prática do Ensino Religioso na escola, abordadas agora sob o olhar da teologia. O texto ressalta que é complicado ensinar religiões, visto que as religiosidades, os corpos das crianças, a história de cada uma delas, as identificações simbólicas são muito mais variados que se possa imaginar. A religião é muito mais que o legado de uma tradição ou instituição religiosa e é por isso que pensamento teológico é fundamental para o debate sobre o Ensino Religioso.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Iuri Andreas Reblin, Faculdades EST
Turi Andréas Reblin nasceu em Porto Alegre, na madrugada de uma segunda-feira chuvosa, no dia 22 de maio de 1978. Filho de um teólogo e de uma pedagoga, residiu no Estado do Espírito Santo e de Santa Catarina. Ingressou no curso de bacharelado em teologia no ano de 1996, na Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo, RS. Durante o ano de 2001, aprofundou seus estudos teológicos em um intercâmbio realizado com a Ludwig-Maximilians Universität, em Munique. Formou-se em dezembro de 2003. Em agosto de 2005, iniciou seu mestrado no então Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia, em São Leopoldo. Sua pesquisa esteve direcionada ao pensamento teológico de Rubem Alves, enfocando a existência e as nuances de uma teologia do cotidiano. Paralelamente, realizou vários estudos sobre os super-heróis, tanto nos quadrinhos quanto no cinema. Concluiu seu mestrado em 2007 e, em 2008, ingressou no doutorado. Desde então, vem atuando como pesquisador, sobretudo, nas seguintes áreas: teologia e indústria cultural, teologia e cotidiano. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008773551065957
Publiée
2009-10-13
Comment citer
Reblin, I. A. (2009). <b>Ensino religioso na escola: problematizações teóricas em torno da (in)viabilidade de um componente curricular</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5931. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 31(2), 131-139. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v31i2.5931
Rubrique
Educação