<b>Continuidade-ruptura: processo dialético de formação do pesquisador em educação</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.6850

  • Renata de Almeida Vieira Fafipa/UEM
Palavras-chave: metodologia da pesquisa educacional, formação de pesquisador, pós-graduação

Resumo

O objetivo deste artigo é explicitar o movimento de continuidade e ruptura que permeia o processo formativo de uma pós-graduanda para alcançar a condição de pesquisador em Educação, apresentando, para isso, as vicissitudes e conquistas que marcaram um dado momento de sua trajetória de formação para a pesquisa na área da Educação. Para o desenvolvimento das reflexões aqui apresentadas, foram buscados subsídios em teorizações realizadas por Georges Snyders e em autores que versam sobre o trabalho científico e a Filosofia. Referente ao procedimento metodológico empregado, lançou-se mão de um estudo bibliográfico, o qual foi posto em interlocução com a aprendizagem suscitada em sala de aula. No tocante ao resultado, podem-se assinalar a complexidade e a importância do processo formativo para a Pesquisa em Educação na pós-graduação stricto sensu, bem como o redimensionamento da compreensão do que seja a formação para a pesquisa e do ser pesquisador em Educação, suas exigências, implicações, problemas, possibilidades e desafios.

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Biografia do Autor

Renata de Almeida Vieira, Fafipa/UEM
Professora colaboradora da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí-FAFIPA. Pós-graduanda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2009-12-18
Como Citar
Vieira, R. de A. (2009). <b>Continuidade-ruptura: processo dialético de formação do pesquisador em educação</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.6850. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(1), 39-46. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i1.6850
Seção
Educação