<b>Continuidade-ruptura: processo dialético de formação do pesquisador em educação</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.6850
Resumo
O objetivo deste artigo é explicitar o movimento de continuidade e ruptura que permeia o processo formativo de uma pós-graduanda para alcançar a condição de pesquisador em Educação, apresentando, para isso, as vicissitudes e conquistas que marcaram um dado momento de sua trajetória de formação para a pesquisa na área da Educação. Para o desenvolvimento das reflexões aqui apresentadas, foram buscados subsídios em teorizações realizadas por Georges Snyders e em autores que versam sobre o trabalho científico e a Filosofia. Referente ao procedimento metodológico empregado, lançou-se mão de um estudo bibliográfico, o qual foi posto em interlocução com a aprendizagem suscitada em sala de aula. No tocante ao resultado, podem-se assinalar a complexidade e a importância do processo formativo para a Pesquisa em Educação na pós-graduação stricto sensu, bem como o redimensionamento da compreensão do que seja a formação para a pesquisa e do ser pesquisador em Educação, suas exigências, implicações, problemas, possibilidades e desafios.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.