Educación humanística en la era de la inteligencia artificial

Palavras-chave: inteligência artificial, educação, humanismo, educação humanística

Resumo

Este estudo bibliográfico e qualitativo tem como objetivo analisar os impactos da crescente presença da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional. Diante desta realidade, problematiza-se a possibilidade de uma educação humanística que considere a integração da IA ​​nos processos de ensino e aprendizagem, mas sem perder de vista a centralidade do humano e a busca pela implementação de uma proposta educacional que vise a integralidade. formação do ser humano. Os aportes teóricos consideram principalmente as contribuições de Gabriel (2022), Kaufman (2022), Lopes (2023), Luger (2003), Medeiros (2018), Russell e Norvig (2022), Santaella (2023), Sartre (1973), Heidegger (2013), entre outros. Os resultados indicam que a presença da IA ​​está cada vez mais difundida em todos os setores económicos, incluindo a educação, causando um impacto cada vez maior; no entanto, o professor, sendo o motivador do ensino e da aprendizagem, deve, sem abster os seus alunos dos avanços e inovações tecnológicas, liste maneiras conscientes de apropriar-se deles.

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Referências

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Publicado
2024-12-13
Como Citar
Lopes, L. F., Medeiros, L. F. de, & Bartelle, L. B. (2024). Educación humanística en la era de la inteligencia artificial. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 46(3), e70112. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v46i3.70112
Seção
Filosofia e Educação