<b>Avanços e lacunas nos estudos em formação de professores de língua inglesa no Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.728

  • Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi UEL
Palavras-chave: formação de professores, pesquisa, formadores de professores, língua inglesa

Resumo

O objetivo deste trabalho é traçar a trajetória da formação de professores de língua inglesa nos cursos de Letras e delinear o quadro atual do conhecimento, nessa área, posto em circulação por formadores de professores brasileiros. Baseada em resumos de trabalhos apresentados em um evento pioneiro sobre formação de professores de línguas da América Latina, esta revisão analisa os avanços e lacunas nessa área de pesquisa. Inicialmente são analisados os temas dos trabalhos, dos mais aos menos recorrentes. Em seguida, são apontadas as lacunas em questões sobre a atividade e a pesquisa em formação de professores. Depois disso, o trabalho discute como os membros dessa comunidade de prática podem fortalecer sua identidade como formadores e estabelecer uma relação mais dialógica, a fim de que suas concepções e práticas venham a informar e ser informados uns pelos outros.

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Biografia do Autor

Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi, UEL
Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997), e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores de Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, estágio, inglês, pensamento do professor, supervisão de estágio e produção de material didático.
Publicado
2008-02-25
Como Citar
Ortenzi, D. I. B. G. (2008). <b>Avanços e lacunas nos estudos em formação de professores de língua inglesa no Brasil</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.728. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 29(2), 121-127. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v29i2.728
Seção
Linguística