<b>Agricultura empresarial e produção camponesa no contexto das disputas territoriais recentes: o caso paranaense</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.8161
Resumo
O texto contém uma reflexão sobre as implicações da mudança técnica ocorrida na agricultura brasileira, elegendo como recorte o Estado do Paraná. Para tanto, recorre-se a dados estatísticos relativos à abrangência e ao volume de produção de diferentes culturas, força de trabalho ocupada e dinâmica da estrutura fundiária, buscando elucidar os contornos territoriais daí advindos, bem como o papel do Estado, das cooperativas e das empresas nesse processo. A análise conjunta dessas variáveis aponta para um processo que, embora não seja novo, tem passado por redefinições a partir da modernização da base técnica, e que consiste em uma disputa territorial entre agricultura empresarial e agricultura camponesa, cujos desdobramentos não estão circunscritos ao campo, em face da mobilização de pessoas, renda e fundo público aí envolvidos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.