<b>Agricultura empresarial e produção camponesa no contexto das disputas territoriais recentes: o caso paranaense</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.8161

  • Eliane Tomiasi Paulino UEL
  • Cristiane do Roccio Krüger UEL
Palavras-chave: monoculturas, concentração fundiária, expulsão camponesa, crédito agrícola, cooperativas

Resumo

O texto contém uma reflexão sobre as implicações da mudança técnica ocorrida na agricultura brasileira, elegendo como recorte o Estado do Paraná. Para tanto, recorre-se a dados estatísticos relativos à abrangência e ao volume de produção de diferentes culturas, força de trabalho ocupada e dinâmica da estrutura fundiária, buscando elucidar os contornos territoriais daí advindos, bem como o papel do Estado, das cooperativas e das empresas nesse processo. A análise conjunta dessas variáveis aponta para um processo que, embora não seja novo, tem passado por redefinições a partir da modernização da base técnica, e que consiste em uma disputa territorial entre agricultura empresarial e agricultura camponesa, cujos desdobramentos não estão circunscritos ao campo, em face da mobilização de pessoas, renda e fundo público aí envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Tomiasi Paulino, UEL
Doutora em Geografia, Professora Adjunta do Departamento de Geociências, autora do livro: Por uma geografia dos camponeses (Unesp, 2006), Organizadora e co-autora dos livros: Campesinato e territórios em disputa (Expressão Popular, 2008), (Geo)grafando o território (Expressão Popular, 2009), Geografia e mídia impressa (Moriá, 2009), entre outros artigos em livros e periódicos.
Cristiane do Roccio Krüger, UEL
Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Gestão Ambiental, pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimeto pela Universidade Estadual de Londrina.
Publicado
2010-02-11
Como Citar
Paulino, E. T., & Krüger, C. do R. (2010). <b>Agricultura empresarial e produção camponesa no contexto das disputas territoriais recentes: o caso paranaense</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.8161. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(1), 97-107. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i1.8161
Seção
Geografia