<b>A revista ‘Criança’ e a seção ‘Carta ao Professor’: confluências entre o ‘diálogo’ e as práticas preteridas (1996-2002)
Resumen
O artigo elege a revista Criança do Professor de Educação Infantil, como tema, fonte e objeto para a escrita da história, considerada, por nós, uma amostra que perpassa a institucionalização da educação infantil no Brasil. O objetivo geral voltou-se à interpretação da seção ‘Carta ao Professor’, utilizada, prioritariamente, para anunciar cada uma das edições, bem como, comunicar diversas ações e temáticas inerentes à educação infantil. Para explorar essa seção, propomos duas categorias centrais: o professor de educação infantil como partícipe da elaboração da revista e, a revista Criança como mecanismo de orientação das práticas a serem desenvolvidas por professores de educação infantil. Para tanto, as edições entre os números 29 (BRASIL, [ca.1996]) e 37 (BRASIL, 2002b), condizentes aos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso como presidente da República, deram corpo às discussões que priorizaram a forma e o conteúdo das Cartas ao Professor. Destaca-se que as cartas anunciam ser o professor de educação infantil criativo, reflexivo e responsável por propagar a qualidade na educação infantil. Conclui-se apontando que a revista Criança apresenta diversas possibilidades de escrita da história aos historiadores da educação.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.