<b>A revista ‘Criança’ e a seção ‘Carta ao Professor’: confluências entre o ‘diálogo’ e as práticas preteridas (1996-2002)

  • Wanessa Gorri de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Elaine Rodrigues Universidade Estadual de Maringá

Résumé

O artigo elege a revista Criança do Professor de Educação Infantil, como tema, fonte e objeto para a escrita da história, considerada, por nós, uma amostra que perpassa a institucionalização da educação infantil no Brasil. O objetivo geral voltou-se à interpretação da seção ‘Carta ao Professor’, utilizada, prioritariamente, para anunciar cada uma das edições, bem como, comunicar diversas ações e temáticas inerentes à educação infantil. Para explorar essa seção, propomos duas categorias centrais: o professor de educação infantil como partícipe da elaboração da revista e, a revista Criança como mecanismo de orientação das práticas a serem desenvolvidas por professores de educação infantil. Para tanto, as edições entre os números 29 (BRASIL, [ca.1996]) e 37 (BRASIL, 2002b), condizentes aos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso como presidente da República, deram corpo às discussões que priorizaram a forma e o conteúdo das Cartas ao Professor. Destaca-se que as cartas anunciam ser o professor de educação infantil criativo, reflexivo e responsável por propagar a qualidade na educação infantil. Conclui-se apontando que a revista Criança apresenta diversas possibilidades de escrita da história aos historiadores da educação.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Elaine Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá
Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de pós graduação em educação da UEM.
Publiée
2014-12-05
Comment citer
Oliveira, W. G. de, & Rodrigues, E. (2014). <b&gt;A revista ‘Criança’ e a seção ‘Carta ao Professor’: confluências entre o ‘diálogo’ e as práticas preteridas (1996-2002). Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(2), 223-233. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i2.23362
Rubrique
Educação