Sistema de avaliação de desempenho em uma instituição pública de ensino: instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional?

  • Alexandre Shigunov Neto UEL
  • Osmar Gasparetto UEM

Resumen

O presente trabalho pretende divulgar os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida desde 1996, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), que tem como objetivo principal avaliar o desempenho dos funcionários que exercem suas atividades nos departamentos da instituição, através da análise do desempenho dos respectivos órgãos avaliados. A avaliação de desempenho, enquanto técnica de diagnóstico e de análise do desempenho individual e grupal dos membros da organização, deve ter como objetivo geral e principal promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, bem como uma maior produtividade e melhor desempenho organizacional. Com a aplicação da metodologia de avaliação de desempenho proposta, pode-se concluir que a mesma poderá ser um eficaz instrumento de diagnóstico do desempenho dos setores administrativos de uma instituição pública de ensino, bem como oferecer indicadores para a correção dos desempenhos insatisfatórios.

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Biografía del autor/a

Alexandre Shigunov Neto, UEL
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1998) , especialização em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002) . Atualmente é Avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação e Diretor de Pesquisa e Extensão da Faculdade Central de Cristalina. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, formação de professores, prática pedagógica, professores, formação pedagógica e educação Currículo Lattes
Publicado
2008-07-02
Cómo citar
Shigunov Neto, A., & Gasparetto, O. (2008). Sistema de avaliação de desempenho em uma instituição pública de ensino: instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional?. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 21, 137-146. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v21i0.4200
Sección
Educação