Sistema de avaliação de desempenho em uma instituição pública de ensino: instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional?

  • Alexandre Shigunov Neto UEL
  • Osmar Gasparetto UEM

Résumé

O presente trabalho pretende divulgar os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida desde 1996, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), que tem como objetivo principal avaliar o desempenho dos funcionários que exercem suas atividades nos departamentos da instituição, através da análise do desempenho dos respectivos órgãos avaliados. A avaliação de desempenho, enquanto técnica de diagnóstico e de análise do desempenho individual e grupal dos membros da organização, deve ter como objetivo geral e principal promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, bem como uma maior produtividade e melhor desempenho organizacional. Com a aplicação da metodologia de avaliação de desempenho proposta, pode-se concluir que a mesma poderá ser um eficaz instrumento de diagnóstico do desempenho dos setores administrativos de uma instituição pública de ensino, bem como oferecer indicadores para a correção dos desempenhos insatisfatórios.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Alexandre Shigunov Neto, UEL
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1998) , especialização em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002) . Atualmente é Avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação e Diretor de Pesquisa e Extensão da Faculdade Central de Cristalina. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, formação de professores, prática pedagógica, professores, formação pedagógica e educação Currículo Lattes
Publiée
2008-07-02
Comment citer
Shigunov Neto, A., & Gasparetto, O. (2008). Sistema de avaliação de desempenho em uma instituição pública de ensino: instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional?. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 21, 137-146. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v21i0.4200
Rubrique
Educação